ENCONTRO VOCACIONAL DE INTEGRAÇÃO
Nos dias, 19, 20 e 21 de Outubro de 2018, aconteceu, na fazenda Santana, o Encontro Vocacional de Integração, que contou com a participação de 13 vocacionados: Alexandre Nunes Gondim (Itararé/SP), Cabral Lima da Silva (Ituaçu/BA), Daniel Gomes Rodrigues (São Caetano do Sul/SP), Douglas Quevedo Agne (Guarapuava /SP), Evandro Gomes dos Reis (Redenção / PA), Luiz Felipe Silva (São Paulo/SP), Matheus Bento Gama(Ituaçu/BA) e Willon Chrystian de Lima (Rondonópolis/ MT) e Orlando Pereira dos Santos (Santo André/SP), Luis Felipe dos Santos Pinto (Rio Claro/SP), Ângelo Célio de Azevedo (Brasópolis/MG) e Alex Sandro Nogueira Silva (Almirante Tamandaré/PR); dos professos Marcos Paulo (secretariado vocacional), Alex e Patrick (PJest), Pe. Gilberto (conselheiro da Formação) e de mais formadores, Pe. Elízio (conselheiro da Pastoral) o Superior Provincial Pe. Jordélio; Também o Pe. Horácio e a leiga Maria que acompanharam o vocacionado de Guarapuava, além dos jovens, Julio (Mogi das Cruzes/SP) e Gianluca (São Caetano do Sul/SP) que formaram a equipe de apoio.
O encontro teve como itinerário: o projeto de vida de cada vocacionado, sendo assessorado pelo Secretariado Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Paula Naiana Heydt (Paranavai/PR). Na sexta-feira, o professo Alex, apresentou o filme: “Viva – A Vida é Uma Festa”, e proporcionou uma reflexão sobre a temática. No sábado, logo pela manha tivemos a santa Missa presidida pelo Pe. Elízio e o café, depois a psicóloga fez algumas dinâmicas de integração, com destaque às relações pessoais e ao autoconhecimento. O período matutino contou com um colóquio dos vocacionados com os formadores e a reunião do conselho formativo com o secretariado vocacional, encerrando com uma oração mariana. À noite, após o jantar, tivemos uma partilha mediada pelo professo Patrick, seguido de um lucernário onde contemplamos os cinco estigmas.
No domingo, após a oração das Laudes e café, tivemos um momento de deserto, contemplando o salmo 139, e conversa dos vocacionados com o secretariado vocacional. Por fim, às onze horas, foi celebrada a Santa Missa de encerramento do encontro, presidida pelo Pe. Gilberto, e com a presença dos noviços. O encontro encerrou-se com um delicioso almoço.
O Secretariado Vocacional agradece à Província Santa Cruz pela confiança, as comunidades estigmatinas que enviaram seus vocacionados, aos Leigos Estigmatinos da Província pela generosidade e orações, aos que se doaram para a realização do encontro (jovens, funcionários, e confrades) nosso reconhecimento pelo esmero com qual foi tudo foi feito. Rezemos pelos vocacionados que com seu “SIM”, colocaram-se a caminho de discernimento vocacional em nossos seminários. Que São Gaspar Bertoni, nos inspire na vivência do Santo Abandono e que os Santos Esposos, nos mantenham fiéis a Deus e ao carisma estigmatino.