Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Missões Populares Estigmatinas

A missão emana de Deus através da Santíssima Trindade que é a perfeita comunidade de amor. Deus quer que essa experiência de amor, fraternidade e igualdade que existe nessa Comunidade Divina, possa chegar a todas as pessoas do mundo para que todo o sofrimento e toda morte sejam superados. Por isso, somos peregrinos nas estradas desse mundo. Aquele que sai de sua terra para levar a Palavra de Deus, ou seja, a salvação a toda criatura, se torna missionário.

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12,1). Assim como Deus chamou Abrão, ele nos chama também hoje a levar a Palavra de Deus aos quatro cantos da terra. Partir em missão é deixar de pensar somente em si e olhar para as necessidades de nossos irmãos e irmãs.

O grande missionário do Pai, Jesus, enviou seus discípulos a anunciarem. Este anúncio ecoou ao longo da história da Igreja e chegou até nós, despertando todos os setores da Igreja para a urgência do anúncio do Evangelho. De tal modo que um discípulo de Jesus Cristo só é autenticamente discípulo se faz a experiência do anúncio. Como nos recordou João Paulo II, quem verdadeiramente encontrou Cristo tem de anunciá-Lo.

Como somos uma Congregação que traz em seu Carisma o título de Missionários Apostólicos, procuramos mostrar sempre o rosto de uma Igreja acolhedora e missionária, indo ao encontro de nossos irmãos que estão afastados da Igreja. Por isso, estamos todos decididos a celebrar a vida e o Evangelho de Cristo em todas as casas. Para isso, pensamos numa estratégia que facilite a ida ao encontro de todos. Pretendemos também, animar as pastorais e movimentos existentes nas comunidades, para que vivam a experiência de comunidade Cristã de forma mais autêntica e evangelizadora.

Todos somos convocados para esta Missão Popular: Provincial, Conselho Provincial, religiosos e religiosas, cristãos leigos, pastorais, associações e movimentos; todos somos escolhidos para sermos profetas do Senhor Jesus e testemunhas do Seu anúncio de vida.

 

Santas Missões Populares Estigmatinas

 

Por que são santas? Porque são e continuam a mesma missão de Jesus, o Cristo, o Santo, o Consagrado, o Ungido pelo Espírito Santo. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18). “Eu escutei você no tempo favorável, e no dia da salvação vim em seu auxilio. É agora o momento favorável. É agora o dia da salvação” (2Cor 6, 2).

Por que são missões? Porque é tempo de andar, de sair, de ser enviado, não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É sim, um tempo especial da GRAÇA de testemunhar a experiência pessoal, íntima, filial de Deus. Como Jesus que exultou de alegria: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10, 21). Missão é vida vivida em comunhão. Missão é tempo de conversão para todos, em nível pessoal e comunitário.

Por que são populares? Porque elas acontecem no meio do povo, com o povo e a partir dos anseios e clamores do povo, sobretudo dos excluídos e marginalizados. As Santas Missões Populares Estigmatinas resgatam a cultura e a religiosidade do povo que é convidado a ser sujeito histórico da missão. Firmam e fortalecem a fé e formam comunidades. Inspiram-se no ministério de Jesus na Galileia, tanto nas mensagens da Boa-Nova, como na pedagogia e nas atitudes. Enfim, populares porque deve abranger todo o povo: homens, mulheres, jovens e crianças, gente sadia e gente doente.

Por que são estigmatinas? Porque são organizadas e executadas pelos padres, irmãos e leigos estigmatinos. Os missionários e missionárias são pessoas que viveram a experiência da Missão Popular Estigmatina em sua paróquia ou em outra paróquia e decidiram viver e alimentar sua espiritualidade seguindo o caminho deixado por São Gaspar Bertoni. Essa experiência fez com que os missionários deixassem suas casas para transmitir a beleza de Deus e o compromisso com o Reino.