Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

 

Somos Jovens Estigmatinos: Missionários por uma “Igreja em Saída”

“Fazei tudo que Ele vos disser” (João 2,5)

 Por: Fábio Tineu e Ismênio Libarino

 

          Em comunhão com o nosso ano litúrgico, especificamente iniciando a segunda semana do tempo comum, em 14 de Janeiro de 2019, deu-se inicio ao III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina sediado pela província São José, na cidade de Brasília, Capital Federal do Brasil. Caminhando com a Igreja do mundo todo a Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo também se prepara com a sua juventude de forma orante, fraterna e solidária para a Jornada Mundial da Juventude 2019, que se realizará na América Central, Panamá.

         O Encontro Internacional tem como tema: Somos Jovens Estigmatinos: Missionários por uma “Igreja em Saída” e como lema “fazei tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5). Desta forma busca orientar, conduzir e animar as mais diversas expressões juvenis da nossa Congregação que leva em seu peito o espirito de seu Pai Fundador, São Gaspar Bertoni que em seu tempo cuidou, zelou e animou a juventude veroneza, na Itália, e buscou orientá-los sobre os diversos problemas religiosos e sociais de sua época.

         Unidos pelo carisma juvenil dos Estigmatinos, estão presentes jovens de vários lugares da América Latina provenientes de diversas cidades brasileiras, do Chile e do Paraguai. Isso demonstra que mesmo estando em lugares diferentes, com diversas culturas e costumes, falamos a mesma língua, que provem do Espírito Santo e nos conduz para seguir os passos de Jesus Cristo, inspirados pelo testemunho de São Gaspar Bertoni.

         No primeiro dia do evento, foram acolhidos e credenciados todos os jovens e encaminhados para seus alojamentos. Assim, foi possível favorecer o diálogo e a convivência fraterna entre eles,  propocionando um tempo livre para se conhecerem e partilharem suas experiencias paroquiais. Depois desse primeiro contato entre a cultura jovem de cada cidade e país, as 19h iniciou-se a cerimonia de abertura do III Encontro Internacional da Juventude Estigmatina. Estavam presentes o Pe. David Augustus Kalyosi, CSS, Conselheiro Geral, Pe. Adriano José dos Santos, CSS, Superior Provincial da Província São José, Pe. Issac Celestino de Assis, CSS, assessor da Juventude da província São José, Diac. Ericksson Joao Abaroa Bravo, CSS, assessor da Juventude da Província Santa Cruz e Pe. Leonardo Quijada, CSS, assessor da Juventude da Delegação Cristo del Perdón e demais confrades. Em seguida houve um delicioso jantar e após o mesmo os participantes dirigiram-se para um merecido repouso.

          É importante destacar que ainda neste dia, tivemos a chegada do Superior Provincial da Província Santa Cruz, Pe. Jordélio Siles Ledo, CSS, que se juntou ao grupo dos confrades que já estavam presentes em Brasília.

         Pedimos a oração dos diversos confrades e suas comunidades, bem como, todas as Paroquias Estigmatinas da nossa Congregação para que se unam conosco em oração e súplicas para o bom êxito deste grandioso Encontro Juvenil. Que São Gaspar Bertoni e os Santos Esposos, Maria e José, intercedam a Deus por cada Jovem, por cada Confrade aqui presente e pelos nossos Conselhos Provinciais. Amém!