Juventude - uma mensagem de alegria

notícias

Notícias

Missão Jovem Estigmatina Marília SP

Nesse fim de semana a assessoria da PJEST reuniu-se para finalizar os preparativos para a XVI Missão Jovem Estigmatina na cidade de Marília SP. A equipe está contente com com o andamento dos trabalhos e ansiosa para encontrar os mais de 200 jovens missionários inscritos para esses quatro dias de evangelização. Toda assessoria convida os jovens estigmatinos a se unir em oração durante toda essa semana na intenção da Missão Jovem, e lembra a toda a Juventude Estigmatina para trazer na bagagem muita fé, esperança, amor e alegria. Com a disposição de amar e serir da Juventude Estigmatina, faremos ecoar por todos os cantos de Marília: "UMA CANÇAO DE AMOR PARA O SEU CORAÇÃO". Juventude em missão.

#EuAcreditoNaJuventudeEstigmatina

Por: Jackelline Silva - assessora da PJEST

multimídia

Multimídia

formação

Formação

A Pastoral da Juventude Estigmatina preocupa-se com a formação integral dos jovens. Por isso, apresenta propostas que levem o jovem a viver um processo de educação na fé dentro de um grupo (comunidade). Como nos afirma o ducumento 85 da CNBB: "O conceito de formação integral é importante para considerar o jovem como um todo, evitando assim reducionismos que distorcem a proposta de educação na fé, reduzindo-a a uma proposta psicologizante, espiritualista ou politizante." Pos isso, procura-se efetivar um modelo de formação que responda as questões cruciais e atuais da juventude.  As dimensões da formação integral (psico afetiva; psico-social; mística; sócio-politico-ecológico; e capacitação) levam o jovem a uma experiência profunda de relação. Essa experiência poderá trazer sentido de vida mais consistente. A Pastoral da Juventude Estigmatina procura enfrentar os desafios de evangelização desta geração que é formada pela imagem, que é acostumada com estímulos constantes pra manter sua atenção, que o "sentir" é mais importante do que o "pensar". Mas que ao mesmo tempo possui grande potencial e uma grande abertura ao diferente. Sabe-se que é necessário conquistar e envolver os jovens num itinerário que os leve ao amadurecimendo na fé, endo em conta as diferentes realidades e ambientes juvenis, "indo ao encontrodos jovens onde eles estão.

Dinâmicas

    5. Chocolate   Material: Bombons, cabo de vassoura, fita adesiva. Desenvolvimento: O animador divide o grupo em duas turmas. Com a primeira turma ele passa a instrução de que eles somente ajudarão os outros se eles pedirem ajuda (isso deve ser feito sem que a outra turma saiba). A segunda turma terá seu braço preso com o cabo de vassoura (em forma de cruz) e a fita adesiva. Deve ficar bem fechado para que eles não peguem o chocolate com a mão. Coloca-se o bombom na mesa e pede para que cada um tente abrir o chocolate com a boca, e se conseguir pode comer o chocolate. A primeira turma ficará um atrás de cada um da segunda turma, ou seja, existirá uma pessoa da primeira turma para cada pessoa da segunda turma. Após algum tempo o animador encerra a dinâmica dizendo que nunca devemos fazer as coisas sozinhos, cada um deles tinha uma pessoa a qual eles simplesmente poderiam ter pedido que abrisse o chocolate e colocasse na boca. Mensagem: Nunca devemos fazer nada sozinho, sempre que preciso temos que pedir ajuda a alguém.  

Espiritualidade

Arquivos

quem somos

Quem Somos

  Somos uma pastoral que atua no meio de adolescentes e jovens nas paróquias (comunidades) assistidas por padres e irmãos Estigmatinos na Província Santa Cruz, procurando atraí-los e envolvê-los com metodologias adequadas às suas necessidades. Formamos lideranças e assessores para acompanhá-los na sua articulação e organização enquanto Pastoral da Juventude Estigmatina, despertando-os para o seguimento a Jesus Cristo, para o sentido de pertença a Igreja e para uma atuação na sociedade.   À luz do carisma bertoniano nos organizamos como Pastoral da Juventude para estarmos mais perto dos adolescentes e jovens a fim de conhecê-los e saber o que pensam, vivem, acreditam, rezam, seus clamores, gritos, rumores, insatisfações, necessidades, buscas e sonhos.   Ser jovem estigmatino é ter presente a memória de São Gaspar Bertoni (Fundador da Congregação dos Estigmatinos), um homem que dedicou os melhores anos de sua vida animando a juventude. É viver a espiritualidade dos estigmas de Jesus Cristo. É ser missionário jovem no meio das juventudes.   Estamos organizados com a seguinte estrutura de assessoria: Assessor Provincial: Pe. Elizeu da Conceição Assessor de formação: Pe. Vanderlei Carlos Assessores regionais: Ir. Ericksson Abaroa Bravo e Ir. Josemar Oliveira Novais Essa equipe já está articulando a aplicação dos trabalhos pastorais, procurando contemplar o Plano Estigmatino de Evangelização – Adolescentes e Jovens no Brasil. Além desta estrutura de assessoria contamos com a ajuda dos Assessores paroquiais, dos jovens referências nas paróquias e dos coordenadores dos grupos de bases.
+ Saiba mais

Grupos de Jovens

Quais os anseios da juventude de hoje? Se realizar profissionalmente e pessoalmente? Ter amigos para compartilhar bons e maus momentos? Arriscar-se mais e não ter medo de viver? Quem sabe sejam muitas respostas que inúmeros jovens procuram e até mesmo buscam na sociedade atual, entretanto movidos por uma Força Maior, uma parcela desses protagonistas atuais buscam realmente um verdadeiro sentido para a vida: estar a Serviço de Jesus Cristo! E é assim que a Comunidade Jovem da Paróquia Divino Espirito Santo da Diocese de Guarapuava, Paraná, Brasil, atua pastoralmente num contexto bastante prejudicado por fortes e constantes interferências de um mundo influenciado pelo “ter”, ter um celular novo e moderno, ter uma vida sexual ativa satisfazendo os prazeres carnais, ter dinheiro para poder comprar aquilo que possa suprir necessidades, ter..., mas é nesse caminho que cinco grupos, Aliança, Fênix, Refúgio, São Gaspar Bertoni e Trilha, percorrem, enfrentando inúmeras dificuldades para poder levar uma nova Evangelização, a de ser um Jovem Estigmatino. Com essa missão de reanimar e motivar jovens marginalizados, esses grupos conseguem reunir cerca de 150 jovens por fim de semana, quando se encontram para louvar, agradecer, rezar, aprender, partilhar e evangelizar, mostrando que Deus é centro da nossa vida. Com o carisma de São Gaspar Bertoni, fundador dos Estigmatinos, esses jovens participam da Missão Popular Estigmatina, que é realizada por missionários paroquianos de três em três meses nas comunidades existentes no território paroquial. Eles também se envolvem com as atividades juvenis da Diocese, que por sinal possui uma vasta agenda que envolvam a Evangelização, como a MDJ – Missão Diocesana Juvenil, JDJ – Jornada Diocesana Juvenil, Missas da Juventude, DNJ – Dia Nacional da Juventude, Formações, Retiros, etc. A frente, assessorando a Pastoral Juvenil de Guarapuava, Pe. Rogério de Melo, CSS, e uma equipe de coordenação bem estruturada fornecem todo o apoio e empenho possíveis para o trabalho pastoral com a juventude. É com toda a alegria de ser jovem que a Paróquia de Guarapuava esforça-se para dar a esses protagonistas de nossa sociedade todo o apoio possível que possam motivá-los para a Evangelização da Juventude, jovem evangelizando jovem.   Sou jovem Estigmatino, Fidelidade ao Senhor!   Fábio Tineu de Souza Aspirante Estigmatino      

Assessores

Conheça um pouco mais das assessoras de formação:   Jackelline Gomes Silva: 21 anos, formada em Letras, professora. Atualmente faz parte da comissão da juventude da paróquia Santo Antônio, na cidade de Praia Grande, de onde é natural. “Espero desse trabalho levar mais e mais jovens a experiência de encontros estigmatinos.”   Larissa Nonato: 27 anos, natural de São Caetano do Sul, SP, é médica veterinária. Atua no acompanhamento e aconselhamento  de jovens da paróquia Candelária. “Eu espero que consigamos juntos colocar em prática nossos sonhos e projetos para a juventude crescer e permanecer na graça junto ao Cristo, seguindo os passos de Gaspar Bertoni.”   Maria Isabel Meza: 27 anos, vendedora, coordenadora do grupo de jovens Jucap da cidade de Marília, SP. “Espero poder doar-me de coração a toda juventude, e ajudá-los a sentir e viver o carisma estigmatino.”

fale conosco

Fale conosco

Redes Sociais

Pastoral da Juventude Estigmatina

+55 11 2376-85-44 
pjestigmatina@gmail.com