Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

UM ESTIGMATINO NO ALTO RIO NEGRO-AMAZONAS

UM ESTIGMATINO NO ALTO RIO NEGRO-AMAZONAS

O Religioso Estigmatino, Pe. Valmir Cassim da Silva, viveu uma experiência missionária na Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas por 45 dias. Após o retorno a São Paulo, Pe. Valmir relatou a bonita e emocionante experiência. Segundo ele, “toda a riqueza do vivido em 45 dias em contato com estas diferentes realidades não pode ser descrita em poucas páginas”. Mas ele nos apresenta uma clara ideia do que é aquela realidade “tão rica e tão pobre”, uma realidade capaz de ensinar e de enriquecer quem se dispõe a servi-la, “‘tenho’ a clara certeza de que meus horizontes de conhecimentos do Brasil e da Igreja foram ampliados. A encarnação do Verbo Divino continua acontecendo naqueles povos”. A Diocese de São Gabriel conta com poucos padres para atender uma grande área habitada, na quase totalidade, por povos indígenas. Esta situação, representa um grande desafio missionário.

Pe. Valmir já foi provincial da província Santa Cruz, já realizou diversas atividades administrativas e pastorais na província e até o final de 2014 estava exercendo a função de pároco na paróquia Santissima Trinidad em Asunción, Paraguai. Neste ano de 2015, ele está vivendo o “ano sabático”, neste período fez peregrinações, retiros espirituais, missões etc. “O ano sabático para mim está sendo um momento de revigoramento e enriquecimento físico, humano, espiritual e eclesial”.

 

Certamente o relato feito 

por este missionário nos enriquece e nos convoca a refletirmos sobre o espirito missionário que alimentamos em nossa vida.

Leia na íntegra o texto do Pe. Valmir

 

Leia também:

Missão Jovem Estigmatina       Rezar pelas Vocações        Santas Missões Populares Estigmatinas