Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

PROFESSOS ESTIGMATINOS DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ PARTICIPAM DO RETIRO ANUAL NA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ

PROFESSOS ESTIGMATINOS DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ PARTICIPAM DO RETIRO ANUAL NA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ

PROFESSOS ESTIGMATINOS DA PROVÍNCIA SANTA CRUZ PARTICIPAM DO RETIRO ANUAL NA PROVÍNCIA SÃO JOSÉ

Por Fabio Tineu.

          Entre os dias 08 a 11 de janeiro de 2019, os professos Estigmatinos da Província Santa Cruz, participaram do retiro anual em preparação para a renovação dos votos de pobreza, castidade e obediência, juntamente com os Religiosos Estigmatinos da Província São José, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília. Foram ao todo 16 professos, 11 deles que vivem e estudam na Casa de Formação Alexandre Grigolli, em São Caetano do Sul, São Paulo; 4 deles que vivem e estudam na Casa de Formação Santa Cruz del Sur, em Santiago, Chile; e 1 deles da Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Lurdes, em Curitiba, Paraná. Eles estavam acompanhados por dois padres Estigmatinos da Delegação Chilena, Cristo del Perdón, padre José Raad, CSS, formador da Casa de Teologia e padre Leonardo Quijada, CSS, Assessor da Juventude Estigmatina no Chile, ambos membros do Conselho da Delegação Chilena.

          Esse ano o retiro foi assessorado por Dom José Chaves, bispo emérito da Diocese de Uruaçú, do estado de Goiás, que buscou conduzir o retiro por vários fios condutores levando-os a observar a presença religiosa Estigmatina nas diversas realidades pastorais, desde nossas formações permanentes até os mais distintos processos de Evangelização existentes no nosso dia a dia. Ele observou, com muita sutileza e sabedoria, sobre os profundos ensinamentos de São Gaspar Bertoni, nosso pai-fundador, enfatizando em seu encerramento que: “(...) se eu conhecesse a Congregação dos Estigmatinos, antes de ser padre, eu seria um Estigmatino.”

          Dois temas bastantes explanados por Dom José foi sobre a Vida Religiosa e a Vida Comunitária. Ele nos conduziu, trazendo uma reflexão desde a Lumen Gentium, que diz: “Cada um dos que foram chamados à profissão dos conselhos, cuide com empenho de perseverar na vocação a que o Senhor o chamou, e de nela se aperfeiçoar para maior santidade da Igreja e maior glória da una e indivisa Trindade, a qual em Cristo e por Cristo é a fonte e origem de toda a santidade.” (47), e que ela é fruto do Espírito Santo. Assim, como a Igreja Católica é guiada pelo Espírito Santo de Deus, a Vida Religiosa sempre existirá nela, pois sempre haverá quem siga Jesus Cristo. Desde a Vida Comunitária, Dom José nos disse que: “(...) a comunidade deve ser o lugar onde nós devemos ser nós mesmos, sem máscaras, com verdade, transparência, simpatia e empatia. Ela se forma quando cada membro se esforça para amar o outro como ele é; e toda comunidade deve ter um objetivo comum e bem definido, para proporcionar um diálogo fecundo, ético, humano e fraterno; afinal uma comunidade religiosa medíocre corre o risco de enfermar-se ou desaparecer”.

         Depois de alguns dias rezando em preparação para as renovações dos conselhos evangélicos, que acontecerão em Brasília, no dia 20 de janeiro desse ano, os professos Estigmatinos, juntamente com os dois padres Estigmatinos da nossa delegação chilena agradecem toda fraternal hospitalidade de nossa Província irmã, São José, nas pessoas do Superior Provincial, padre Adriano José dos Santos, CSS, e seu Conselho.

          Que São Gaspar Bertoni interceda por nossos professos e toda nossa Congregação dos Estigmatinos. Amém.