Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Encontro de Logoterapia

Encontro de Logoterapia

Encontro de Logoterapia
Casa de Espiritualidade Fazenda Sant'Ana 

 

Nos dias 24, 25 e 26 de maio ocorreu na Fazenda Sant’Ana, local que emana a espiritualidade Estigmatina, o encontro com os propedéutas, aspirantes, postulantes, noviços e professos da Província Santa Cruz que fizeram uma reflexão em logoterapia em Viktor Frankl. Os facilitadores Paulo e Cris ambos psicoterapeutas de Ribeirão Preto-SP auxiliaram nesse método. A abertura sobre a pessoa de Viktor Frankl sua história e coerência, sendo reconhecido como um dos maiores psiquiatras da história, criando seu método terapêutico chamado logoterapia que busca dar um sentido na vida, pois Frankl encontrou significado na vida ajudando as pessoas a se encontrarem na vida.  

Viktor Frankl nasceu em uma família austríaca, tinham uma vida confortável. Até que veio a Primeira Guerra Mundial e, como muitas outras famílias judias, a de Frankl também mergulhou na pobreza, dependendo inclusive de esmolas para sobreviver. Desde muito cedo Frankl já se interessava por filosofia e psicologia, o descobrir o porquê o despertava diante da fragilidade, buscava compreender o que humanizava as pessoas e qual era o sentido da vida. Já naquela época o jovem tinha algumas ideias sobre o que à frente se transformaria na técnica de psicoterapia que se baseia na busca do sentido da vida. Passou também vive o período do nazismo é enviado ao campo de concentração vivendo em condições terríveis, findando a segunda guerra é libertado um verdadeiro sobrevivente diante das atrocidades pelas quais passou.

Com entusiasmo em seus estudos desenvolve projeto em relação a vida e aos valores humanos é o que o da força e ânimo, a logoterapia se torna real. Viktor apresenta 10 teses sobre a pessoa: 1º A pessoa é um in-dividuum (individuo – indivisível); 2º A pessoa é um in-summabile; 3° Cada pessoa é um ser novo; 4º A pessoa espiritual; 5º A pessoa é existencial e não é ser fático; 6º A pessoa é egoica (coincide antes com seu ego do que com seu instinto); 7º A pessoa oferece unidade e totalidade; 8º A pessoa é dinâmica; 9º O animal não é pessoa, pois não transcende e 10º A pessoa é auto compressão. Portanto a logoterapia tronou-se um método de desvendar o relacionamento com o semelhante e dando uma caracterização no ser pessoa.

 

 

“Quem tem um porque enfrenta qualquer como”
Viktor Frankl