Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Encontro Mundial de Jovens Consagrados

Encontro Mundial de Jovens Consagrados

A Congregação dos Estigmatinos acolheu o convite a participar do Encontro Mundial dos Jovens Consagrados entre os dias 15 e 19 de setembro na cidade do Vaticano em Roma, que contou com o tema: Despertai o mundo. Pe Elizeu representou a congregação neste importante encontro que iniciou com uma bela vigília na praça São Pedro. O Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, acolheu os 5 mil participantes, recordando que foi o Papa Francisco quem os convidou de todas as partes do mundo.

Durante o período das manhãs houve catequese na Sala Paulo VI, era o momento da “escuta”. Teólogos Conferencistas de diversas partes do mundo levaram reflexões aos jovens consagrados sobre temas importantes que tocavam a realidade vocacional; realidade fraterna e,; missionária. A parte das tardes era dedicada a partilhas em grupos e a noite era dedicada a celebrações, caminhos, testemunhos e shows.

O ponto mais forte e emocionante foi o encontro com o Papa Francisco.  Recebido com estrondoso calor humano e interrompido por aplausos contínuos, Francisco deixou de lado o discurso preparado e falou espontaneamente durante 40 minutos, respondendo a três perguntas de jovens consagrados: Pierre, Sara e Maria Iacinta. O papa repropôs o convite à festa, à oração e à proximidade do povo, sem poupar alguns puxões de orelha contra o "narcisismo", uma das "piores atitudes de um religioso", e a tentação de "olhar para si mesmo", "espelhar-se em si mesmo". "Temos que nos precaver contra isso", porque "vivemos numa cultura narcisista". Antídoto para essa tendência é a adoração silenciosa, o "oposto do narcisismo" porque "nos esvazia de nós mesmos". Sem rodeios, o papa indagou: "Nós adoramos o Senhor? Você, religioso, religiosa, tem a capacidade de adorar o Senhor?". Só sendo "mulheres e homens de adoração" é que podemos estabelecer uma relação sólida e direta com Deus e "aprender a contar a própria vida" diante dele.

Após a missa na Basílica São Pedro, o encontro foi concluído com uma caminhada até o Coliseu, celebrando a vida dos mártires da Igreja. Este encontro foi um momento forte de comunhão entre as congregações religiosas e certamente um despertar para o compromisso evangélico que cada congregação traz em seu carisma.