Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

A Província Santa Cruz inicia o ano de 2017 com 59 seminaristas

A Província Santa Cruz inicia o ano de 2017 com 59 seminaristas

O Conselheiro do setor formação da Província Santa Cruz, Pe. Gilberto Dias Nunes, divulgou alguns dados em relação aos seminaristas estigmatinos deste ano de 2017. Segundo Pe. Gilberto, são 59 formandos organizados em 5 seminários (etapas). Estes seminaristas são oriundos de diversas comunidades estigmatinas e diocesanas e vivem um processo de, mais ou menos, 9 anos para então fazer os votos pérpetuos e se consagrarem definitivamente à vida religiosa através da Congregação dos Estigmatinos. 

O propedêutico é a primeira etapa e conta com dois grupos. Sendo que um está em Ribeirão Preto (SP), com 11 estudantes e tem como formador o Pe. Rodrigo Piola. Outro grupo está em Vitória da Conquista, 7 estudantes e o formador é o Pe. João Batista da Silva Pereira. 

A segunda etapa da formação é o Aspirantado, onde os estudantes frequentam o curso de Filosofia em Campinas (SP), atualmente é formado por 12 seminaristas. O formador deste grupo é o Pe. Thiago Cordeiro. 

A terceira etapa do processo formativo é o Postulado, que também acontece em Campinas, conta com 6 seminaristas e tem como formador o Pe. José Odail Pértile. 

O Noviciado é o quarto passo na formação de um religioso estigmatino. Atualmente acontece em Corumbataí (SP) e conta com 9 noviços, sendo que 2 noviços são da Província São José. O formador é o Pe. Valmir Vieira Cardoso.

O Juniorato é a última etapa. Atualmente está em São Caetano do Sul (SP) e conta com 13 professos e estão sob orientação do Pe. Gilberto Dias Nunes. 

Além destes estudantes tem mais 1 seminarista no Paraguai e 2 jovens na comunidade religiosa de Santo Antônio do Sudoeste. 

Pe. Gilberto ressalta que “Com certeza, é um convite a rendermos graças a Deus pelo Dom da Vocação de nossos estudantes. Rezemos para que a Trindade Santa os ilumine em sua caminhada vocacional e de Consagração. Que São Gaspar Bertoni, continue inspirando a todos, no segmento à Jesus Cristo. Que os estudantes sejam fortalecidos pelo nosso apoio e orações. Continuemos rezando pelas vocações, pois somos os primeiros promotores vocacionais”.

 

Veja também:

 

 

Compartilhe esta notícia