Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

IX Dia da Novena pela beatificação de Roberto Giovanni

Retorno para a Casa do Pai

 

Oração inicial
Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento e inflamai minha vontade para que possa rezar digna, atenta e devotamente esta Novena, e mereça ser atendido na presença da vossa divina Majestade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Servo de Deus Roberto Giovanni, que vivestes numa consagração generosa a Deus, fazendo sempre Sua vontade através do serviço aos pobres e doentes, intercedei por nós junto ao Senhor.

Seguindo os passos do Servo de Deus Roberto Giovanni
 Em novembro de 1993 Irmão Roberto, já enfermo, foi morar em Campinas na casa de repouso dos Padres e Irmãos Estigmatinos. Com o passar dos dias foi acometido de uma pneumonia, deixando seu pobre físico muito debilitado. A sua páscoa definitiva aconteceu às 15 horas do dia 11 de janeiro de 1994. Assim que a notícia de sua morte chegou a Casa Branca o sino da Matriz, com toque fúnebre, ecoou por toda a cidade, a qual se preparou para receber os seus despojos. À noite, uma comitiva de automóveis aguardava na entrada da cidade o carro fúnebre que trazia da Campinas o corpo do Irmão Roberto. Velado por dois dias e meio na Matriz Nossa Senhora das Dores, o seu corpo não iniciou a decomposição e nem se enrijeceu. Durante o seu velório muitos fiéis colocavam sobre ele objetos pessoais, documentos, chaves etc. No trajeto até o Santuário Nossa Senhora do Desterro o seu caixão foi levado nos ombros por uma enorme multidão. Foi sepultado ao lado do altar-mor, no lugar exato onde, em vida, costumava rezar.
 Após sua morte, o fato de as pessoas o terem como santo e, pelas graças alcançadas por sua intercessão, foi aberto o Processo Canônico para a sua Beatificação e Canonização.

O Servo de Deus Roberto Giovanni nos fala
 “Para o cristão, a morte não é um fim, mas uma passagem. Vista sob este aspecto ela dá um sentido próprio e positivo à existência. A morte é inexplicável. É um mistério que se aprofunda quando perguntamos: e depois, o que nos espera? Nenhuma ciência pode nos explicar ou responder.
Jesus Cristo iluminou a obscuridade que envolve a morte. Apontou-nos a morte como início de uma nova vida tal como a semente que, apodrecendo sob a terra, um dia germina. Com ela não termina tudo. Pelo contrário, tudo começa.”

Oração final
Santíssima Trindade, que ornastes o vosso servo Roberto Giovanni com a graça da consagração religiosa, e tendo ele dedicado toda a sua vida para manifestar o amor a Vós, na prática da caridade para com todos que o procuravam, suplicamos a graça da Beatificação e Canonização deste vosso servo, em razão das virtudes heroicas e testemunho cristão que nos deu. Imploramos, pela sua intercessão, a graça de que necessitamos (fazer o pedido). Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória ao Pai...
Servo de Deus Roberto Giovanni, intercedei por nós.