Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Juventude Missionária Estigmatina - Na palavra, na fidelidade e no testemunho

Juventude Missionária Estigmatina - Na palavra, na fidelidade e no testemunho

 

            No dia 9 de outubro de 2017, São Gaspar Bertoni estaria comemorando 240 anos de vida. Uma vida que não se acabou, perpetua em nós seus seguidores, que buscamos manter vivo o espírito de unidade e serviço com as necessidades da Igreja. Uma vida que passa pelo testemunho de ser Igreja. Que como nos ensina o Papa Francisco, ser uma Igreja que sai para encontrar e ao mesmo tempo se deixa encontrar. E no que diz respeito a Juventude, ser uma Igreja Jovem que busca encontrar outros Jovens, para que juntos possam viver em uma só alma e um só coração.

A Palavra nos ensina: “Segue o caminho que te indico e serás aquele que, desde sempre, estará no meu coração”. No caminho sempre nos encontremos entre as trevas e a luz, mas o testemunho e a fidelidade a Palavra e ao ensinamento de Jesus, produz em nós a certeza de que Deus é conosco. Claridade baseada na confiança e esperança. Deus desde o princípio, pela Palavra nos deixa claro: “Eu pensei em ti e amei-te, pronunciei o teu nome desde toda a eternidade. Indicando-te a minha vontade revelo-te o teu verdadeiro eu”. Deus, por mais que não compreendemos tudo, nos convoca a entender que no ser e o no fazer no amor, se encontra a inspiração e uma vontade que fecunda eu e Deus. No diálogo com Deus vai se processando o mistério da fecundação, vontade e obediência de amar a tudo e a todos sob o Espírito de Deus. Um sim sem resposta prontas, mas vividas nos encontros e pelos sinais percebidos pelo caminho. Uma vontade que realiza o eu e atualiza o projeto escondido no mistério dos inúmeros chamados feitos por Deus em mim e pelos fatos revelados no caminho e na minha história. Não há Missão de Deus, não há Missão dos homens sem diálogos. Quem não se deixa encontrar pela Palavra, se perde com seus pensamentos, baseados no eu. O Missionário é um andarilho que caminha com sementes nas mãos. Sua Missão é transformar terras secas e aparentemente improdutivas, em terras férteis. Entrar em muitas covas de situações e fazer ressuscitar os mortos e levantar os caídos. Levantar as casas destruídas pela falta de confiança, de esperança e alegria.  Quando somos raios de luz refletidos de Deus, propagamos por várias direções diferentes, a sua graça e misericórdia. Uma vida missionária é uma vida de serviço e de sentido. De escuta, de acolhida e de perdão. Não estou no mundo a passeio, vou gastar minhas horas, energias, palavras em ser uma mão onde alguém pode segurar e ir para frente. Como Missionário sou poço, mas a água que trago em mim é Jesus. Não sou tudo, mas o tudo que é Deus passa por mim. Palavras, gestos e vida.

Um Jovem Estigmatino, é aquele que não tem medo de amar. Pois sabe que por mais que possa parecer difícil, amar é uma resposta a vida, sendo vida no mundo.

Um Jovem Estigmatino, não tem um coração egoísta, pois ele sabe que a tendência do egoísta é morrer sozinho. Por mais que as coisas tenham o seu valor, a solidão endurece nosso coração e nos faz adoecer. E São Gaspar Bertoni nos ensina, que mesmo nas guerras, é possível fazer alguma coisa pela vida. Por isso, nas batalhas que vocês enfrentam no dia a dia, tentem lembrar do muito que podem fazer no mundo. 

Gaspar Bertoni quando começa os Oratórios Marianos com a Juventude, ele não tem um lugar adequado, começa tudo num galpão. Ele começa num lugar humilde, pois ele sabia que o Senhor precisaria fazer morada na vida daqueles Jovens que andavam sem muito saber onde o caminho que faziam, os levaria. Mas na humildade ele continuou. Lembrando de como o Senhor veio ao mundo. O Senhor só precisa de um lugar para fazer morada. E como missionários, somos chamados a fazer com que os Jovens preparem um lugar para o Senhor os encontrar e que possam conversar. O amor nasce onde damos uma chance para ele morar. O missionário precisa despertar em si e no outro, a necessidade de dar uma chance ao Senhor para que possa lhe mostrar uma nova e sincera oportunidade de ser feliz.

Que cada Jovem possa ser uma potência da boa nova de Deus em suas vidas e na vida daqueles que vocês encontrarem pelo caminho. Que possam ser a Igreja caminhante, que leva com seu testemunho, a misericórdia, o dia da graça de Deus na vida dos irmãos que se sentem abatidos, tristes e feridos pela solidão e pelo esquecimento por parte de alguns que os abandonaram.

  DEUS ABENÇOE A TODOS NESSE ENCONTRO E SERVIÇO NA IGREJA. QUE SÃO GASPAR BERTONI E SANTOS ESPOSOS MARIA E JOSÉ INTERCEDAM SEMPRE POR NÓS.

__________________________________________________________

Pe. Vanderlei Carlos, Css, Diácono Erickson João,Css, Prof. Rodrigo e Sergio, Raul, Jaquelline, Gustavo e Wagner – ASSESSORIA PROVINCIAL ESTIGMATINA DE JUVENTUDE